Bricka - Sistemas Construtivos

Construção Seca

O sistema de Construção a Seco não necessita de argamassa para a sua construção, como ocorre com a alvenaria. A parede é uma estrutura rígida composta por perfis de aço, onde as placas cimentícias e de gesso são parafusadas vedando o ambiente interno.

 A Construção a Seco é muito utilizada na Europa e nos Estados Unidos e chegou ao Brasil conquistando inicialmente o mercado comercial e corporativo. Gradualmente, suas vantagens ganham a atenção não só das grandes construtoras, como também dos consumidores finais, principalmente nas grandes capitais. 

Com alta resistência e durabilidade, a construção a seco atende os padrões internacionais e nacionais de qualidade, oferecendo conforto térmico e acústico, além de reduzir o tempo de obra e os custos de execução, proporcionando uma entrega mais rápida.

Um exemplo desta agilidade é a instalação das tubulações , que são passadas pelo interior das paredes facilitando a execução. Quando há necessidade de um reparo , por exemplo, só é necessário fazer um recorte na parede, retirando uma parte da placa, suficiente para proporcionar acesso à parte interna da parede. Depois de efetuado o reparo, fecha-se a parede encaixando o mesmo pedaço de chapa retirado. Ao final, esse é um trabalho rápido, limpo e seco que não gera resíduo.

VANTAGENS

Velocidade na execução das paredes em fechamentos externos ou internos, tendo como conseqüência, um aumento de produtividade.
As placas são leves e de fácil manuseio.
Ganho de área útil, em função da menor espessura das paredes.
As instalações são executadas no interior das paredes e antes do fechamento das mesmas, facilitando e agilizando este trabalho e eliminando a perda de materiais.
Elevada resistência a impactos e ação da umidade.
Redução de cargas nas estruturas e fundações, devido ao menor peso por m² de parede acabada, resultando em economia na fundação.

VANTAGENS PARA O MEIO AMBIENTE

Não produz entulho.
Utiliza água somente nas fundações.
Reduz em 80% a utilização do cimento.
Possibilita a reciclagem da estrutura em 100%.
Reduz em 90% o consumo de matéria-prima natural.
A produção do aço reciclado consome aproximadamente 70% da energia gasta para a produção a partir de matérias primas naturais.
Utiliza somente produtos certificados.

CONHECENDO O SISTEMA

PROJETOS 
Como a construção em steel frame é muito rápida os projetos, planejamento e cotações devem ser feitas  antes do inicio da obra, pois existe a necessidade de que todos os materiais sejam comprados de acordo com o cronograma da obra, que é muito preciso.
Apesar de a obra ser industrializada, a arquitetura pode ser concebida em qualquer estilo, em qualquer tamanho, e com diferentes distribuições internas, com ou sem desníveis obedecendo, é claro, as características técnicas dos materiais utilizados.

FUNDAÇÃO
A primeira etapa de construção é a execução da base para receber as estruturas da construção. A fundação ideal para este tipo de construção é o Radier, que é uma laje de concreto com espessura que dispensa a perfuração do solo para a execução de brocas, sapatas ou cravação de estacas. 

ESTRUTURA DE AÇO GALVANIZADO (LIGHT STEEL FRAME) E MONTAGEM DOS PAINÉIS
A estrutura é composta por perfis de aço galvanizado e é calculada e detalhada por um engenheiro especializado em estruturas metálicas. É  leve, funciona distribuindo as tensões uniformemente sobre o solo e apresenta revestimento com zinco que garante a proteção contra corrosão. Essas peças metálicas unidas formam os painéis que, parafusados entre si, formarão as paredes da construção. A estrutura é modulada e os perfis já são fornecidos pela fábrica cortados , obedecendo às medidas especificadas em projeto, evitando desperdício e perda de tempo, permitindo que os operários apenas realizem a montagem dos painéis.Como o projeto estrutural é flexível, ele permite diversas soluções arquitetônicas e pode ter até quatro pavimentos. Os painéis podem ser confeccionados no local da construção ou em um barracão onde sua produção não sofre com as intempéries.

FIXAÇÃO
A fixação na base é feita por parabolts e a união dos painéis por parafusos autobrocantes que dão rigidez e resistência à estrutura observando sempre o alinhamento e nivelamento do conjunto dando volume a construção.
A Construtora ELOFER (componente do GRUPO BRICKA)  é especialista na montagem deste sistema e assessora equipes com projeto e treinamento.
 

INSTALAÇÕES
As paredes contêm as instalações elétricas e hidráulicas, além de dutos de ar condicionado e rede lógica. As instalações dos eletrodutos e tubulações são feitas dentro das paredes, sendo colocadas facilmente sem desperdício de material ou retrabalho.
A facilidade e agilidade neta fase da obra é enorme qunado comparada com o sistema de construção convencional em alvenaria.
 

INSTALAÇÃO DO SISTEMA DE VEDAÇÃO BRICKAWALL
Com a construção já estruturada inicia-se a colocação das placas cimentícias nas faces externas e nas áreas úmidas para vedação da estrutura. As paredes internas são feitas com chapas de gesso acartonado e ambas são parafusadas nos perfis da estrutura, recebendo tratamento no encontro das placas. O miolo das paredes é preenchido com a lã mineral que garante um ótimo isolamento acústico e térmico.A vedação completa-se com a instalação das esquadrias e das portas que são parafusadas na estrutura metálica. Pode-se utilizar qualquer tipo de esquadria, sejam elas de alumínio, ferro, pvc, madeira, etc.  (ver manual técnico de instalação das Placas Cimentícias Brickawall).

COBETURA
A estrutura do telhado também é metálica e, para este tipo de sistema, pode-se usar qualquer tipo de cobertura, como metálica, de barro, shingle, fibrocimento ou ecológica e em conjunto com a lã mineral asseguram o conforto térmico interno.
As telhas levem combinam com o sistema, são fáceis de transportar e tem baixo valor de frete.
 

APLICAÇÃO DOS REVESTIMENTOS, ACABAMENTOS E DETALHES
O acabamento externo pode ser feito com tijolo à vista, "siding" vinilico, pedras, grafiato, texturas ou pintura lisa. As texturas grossas podem ser aplicadas diretamente sobre a placa cimentícia BRICKAWALL depois de rejuntada, economizando assim a etapa de reboco da superfície.
O revestimento das paredes internas podem variar de acordo com o projeto, podendo receber tinta acrílica, papel de parede, peças de granito ou mármore, azulejos ou revestimentos cerâmicos nas áreas molhadas.

 

Veja Mais ondeComprar Notícias Suporte Técnico Voltar
Bricka - Sistemas Construtivos Pague com Visa, Master ou Construcaixa

Rua Salgado Filho, 1953 - Pineville - Pinhais/Pr
(41) 3669-6438 |  (41) 3669-7201  |  Fax: (41) 3667-0181

copyright 2018 | todos os direitos reservados